Ensino Fundamental II

Home | Ensino Fundamental II

Fundamental 2

Fundamental 2

O colégio Agostiniano Mendel mantém uma estrutura sólida de ensino e tem como princípios fundamentais:

  • Proporcionar a formação integral do educando segundo a filosofia agostiniana;
  • Desenvolver um trabalho responsável com as equipes de professores para que os objetivos educacionais sejam alcançados no cotidiano da prática escolar;
  • Transmitir valores humanos como responsabilidade, autonomia, solidariedade, criatividade, senso crítico e respeito às individualidades.

 

A difícil tarefa de escolher a escola para os filhos requer muita reflexão das famílias, visto que o ensino-aprendizagem é o instrumento mais importante no preparo dos mais novos para o futuro. Portanto, é necessário que os pais tenham clareza sobre o que consideram ideal na educação de seus filhos, o que priorizam e esperam que a escola ofereça.

Alguns aspectos devem ser considerados no momento de seleção da escola:

  • Sintonia entre os valores da família e a filosofia da instituição de ensino;
  • Estrutura pedagógica e os cursos oferecidos;
  • Sistema de avaliação e sua adequação ao perfil da criança;
  • Espaço físico da escola e a convivência entre os alunos;
  • Atendimento aos pais e à família.

O sucesso das escolhas feitas exige esforço, dedicação dos alunos e uma
parceria escola-família.

 

Proposta Pedagógica

O colégio Agostiniano Mendel mantém uma estrutura sólida de ensino e tem como proposta pedagógica no Ensino Fundamental II:

  • Proporcionar a formação integral do educando segundo a filosofia agostiniana;
  • Desenvolver um trabalho responsável com o foco no desenvolvimento das competências, considerando a constituição de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores humanos como responsabilidade, autonomia, solidariedade, criatividade, senso crítico e respeito às individualidades.

O processo ensino-aprendizagem é o instrumento mais importante no preparo de ser humano para o futuro. Considerando fundamental a formação pessoal e acadêmica do estudante, o colégio mantém um ensino que desenvolve a capacidade de refletir e agir de forma ética e respeitosa, de modo a oferecer condições para formar indivíduos conscientes e profissionais com atuação social responsável.

Ao escolher a escola para os filhos, é necessário que os pais e responsáveis tenham clareza sobre o que pretendem em termos de educação, o que priorizam e esperam da escola. O sucesso da escolha realizada exige dedicação, empenho e parceria escola- família.

Horários

Manhã
Um dia da semana (7 aulas)
Entrada - 7h15
Saída - 12h10
Entrada - 7h15
Saída - 12h55
Tarde
Um dia da semana (7 aulas)
Entrada - 13h
Saída - 17h55
Entrada - 12h15
Saída - 17h55

Avaliação

O ano letivo, constituído por 200 dias letivos, é dividido em quatro períodos letivos. As avaliações são individuais, escritas, ocorrem em dias e horários já estabelecidos no calendário escolar e são assim distribuídas:

  • 1º, 2º, 3º e 4º períodos letivos – duas provas por componente curricular, realizadas em duas etapas. A nota final é dada pela média entre as notas obtidas nas provas.
  • Nas provas da 1ª etapa, em cada componente curricular, a avaliação individual tem valor de 0,0 a 9,0. Para completar essa nota, um ponto será atribuído às atividades diversificadas que os professores aplicarão. O aluno receberá de 0,0 a 1,0 ponto para somar à nota obtida na referida avaliação individual.
  • Na segunda etapa, as provas de cada componente curricular têm valor de 0,0 a 10 pontos.
  • Será considerado aprovado o aluno que tiver média final igual ou superior a cinco em cada componente curricular.

A apuração da média final é feita pela ponderação das notas nos quatro períodos letivos, sendo:

1º período letivo – peso dois
2º período letivo – peso dois
3º período letivo – peso três
4º período letivo – peso três

Para a aprovação direta, sem participar do processo de Recuperação Final, o aluno
deverá obter o mínimo de 50 pontos em cada componente curricular.

Aulas de Recuperação Paralela/Reforço

O colégio Agostiniano Mendel oferece aulas de recuperação paralela/reforço, fora do horário letivo, para todos os componentes curriculares. O principal objetivo dessa atividade é a retomada de conteúdos, utilizando metodologia diferenciada e explicações detalhadas, com atendimento mais próximo, favorecendo o aprendizado necessário para o sucesso escolar.

Essas aulas ocorrem ao longo do ano, em todos os períodos letivos e são ministradas por professores específicos e coordenadores da área. Os alunos, ao participarem dessas aulas, recebem atividades e exercícios de revisão que são resolvidos de forma interativa.

No processo de reforço/recuperação paralela não são aplicadas provas para substituir as notas já obtidas em avaliações específicas.

Após o 4º período letivo, o aluno que não completou 50 pontos em cada componente curricular, deverá participar do processo de Recuperação Final Intensiva.

Clique abaixo para visualizar o horário de recuperação paralela do 1º semestre – 2019.

Metodologia

Para que o aluno seja bem sucedido em seus estudos, o colégio Agostiniano Mendel requer assiduidade e participação constante das aulas, realização das tarefas e organização das atividades de tal modo que o aluno mantenha, diariamente, um ritmo de estudos.

Os professores específicos trabalham os conteúdos de forma interativa, apresentam os assuntos utilizando a lousa eletrônica, de modo que os alunos possam participar, questionar e resolver suas dúvidas durante a aula.

Alguns componentes são divididos em frentes de trabalho e requerem dois professores, como acontece em Matemática (Álgebra e Geometria), Português (texto/redação e gramática), Inglês e Espanhol (oral e texto/gramática), Ciências (física, química e laboratório em ambiente específico).

  1. Iniciação Científica
  2. Curso de Redação – Criação
  3. Aprendizagem em Matemática
  4. Recreação
  5. Robótica
  6. Teatro, Música, Dança e Instrumentos musicais
  7. Hexa esporte
  8. Middle e High School

Atividades Extraclasses

As atividades extraclasses são programadas anualmente e constam no calendário escolar. Os alunos têm oportunidades de participar em:

  • Estudos do meio;
  • Olimpíadas de Física e Astronomia;
  • Olimpíadas de Matemática;
  • Teatro;
  • Visitas monitoradas (museus e exposições);
  • English Camp (estudos e recreação).

Todas as atividades extraclasses são realizadas aos sábados e/ou domingos ou fora do horário normal das aulas, sem comprometer os conteúdos a serem trabalhados.

Profª Maria Salete Tobaldini Russo

Coordenação Pedagógica

O coordenador pedagógico é responsável pelo planejamento e controle de todas as atividades desenvolvidas pelos professores, coordenadores de área, orientadores educacionais e auxiliares de ensino e tem como função:

  • Acompanhar o trabalho dos professores e coordenadores de área;
  • Verificar os conteúdos a serem trabalhados de acordo com os planejamentos que são atualizados e reformulados sempre que necessário;
  • Avaliar as provas elaboradas pelos professores e coordenadores de área, responsáveis pelas alterações e adequações a serem realizadas;
  • Analisar o rendimento escolar de cada turma em conjunto com a coordenação de área e orientação educacional;
  • Supervisionar o processo de reforço e recuperação paralela;
  • Atender os responsáveis de alunos novos e acompanhar todo o processo seletivo;
  • Acompanhar o orientador educacional em entrevistas realizadas com os pais e/ou responsáveis pelos alunos com dificuldades de aprendizagem e/ou necessidades especiais.

Orientação Educacional

Para cada ano do Ensino Fundamental II há um orientador educacional que acompanha o desempenho de cada aluno e o orienta em seus estudos e outras atividades, mantendo um constante contato com a família.

Após os resultados de cada período letivo, o orientador educacional atende os responsáveis, em reuniões individualizadas, para os esclarecimentos e orientações necessárias visando o melhor desempenho do aluno. Em casos especiais, o orientador educacional é acompanhado por coordenador pedagógico e psicopedagoga.

Orientadores Educacionais em 2018 no Ensino Fundamental II

Palmira Vitória C. Sousa dos Anjos

6º ano Manhã

Ricardo Souza Ribeiro

6º ano Manhã e Tarde

Luciana Barão Acuña

7º ano Manhã e Tarde

Maria Célia Ribeiro Santos

8º ano Manhã e Tarde

Júlio José Soares Neto

9º ano Manhã e Tarde

Orientação Psicopedagógica

Para o Ensino Fundamental e Ensino Médio, há uma equipe formada por quatro profissionais que acompanha todos os casos de alunos com dificuldades de aprendizagem e / ou portadores de necessidades especiais ou problemas emocionais.

Há um projeto, PIM, Projeto de Inclusão Mendel, desenvolvido por esse grupo que analisa cada caso, elabora um plano de ação e avaliação, respeitando as características específicas de cada situação em estudo.

A equipe é constituída por:

Alexandre Ferreira

Julhiana Bandechi

Alice Couto Bagdzius