Ensino Médio

Home | Ensino Médio

Section 1
section 2
section 3
section 4
section 5
section 6

Ensino Médio

O Ensino Médio do Colégio Agostiniano Mendel tem por princípios pedagógicos a transmissão de valores humanos tais como, responsabilidade e senso crítico, possibilitando ao aluno a construção de uma grande bagagem cultural.

Com um ensino de qualidade, resultado de metodologias adequadas aos conteúdos necessários, objetivamos capacitar o aluno para ingressar nas melhores Instituições de Ensino Superior, (públicas ou privadas).

Assim sendo, cada série do Ensino Médio tem um objetivo específico, a saber:

1ª série:

Caracterizada pela transição entre o Ensino Fundamental e o Ensino Médio propriamente dito, privilegia no primeiro momento, um trabalho de acolhimento e socialização, objetivando adaptar o aluno à nova fase escolar. Posteriormente, concluída a inserção do aluno no universo do Ensino Médio, inicia-se o projeto pedagógico que ao longo das três séries irá desenvolver os conteúdos programáticos previstos pela grade curricular.

2ª série:

Na segunda série, ocorre a intensificação dos conteúdos programáticos e dá-se inicio ao processo de orientação profissional, oferecendo ao aluno as ferramentas necessárias para que possa fazer a sua opção profissional de forma consciente.

3ª série:

Na terceira série, entendendo o aluno mais preparado e maduro para a aquisição de conhecimentos, são oferecidas aulas optativas de Biológicas (Medicina), Humanas (Direito) e Exatas (Engenharia), além de plantões de Redação, os quais associados a simulados instrumentalizam o aluno nos campos cognitivo e emocional, tornando-o apto para a exigência dos grandes vestibulares nacionais.

Proposta Pedagógica

Dentre os objetivos de nossa proposta pedagógica, além de auxiliar o jovem a ser bem sucedido em suas escolhas profissionais, destacamos a preparação do aluno para ingressar em Instituições de Ensino Superior, oferecendo-lhe, a partir de uma carga horária que contempla os mais variados tipos de conhecimento humano, um embasamento teórico sólido, colocando-o em condições de galgar carreiras em universidades com alta demanda e reconhecidas pela excelência acadêmica.

Horários

Avaliação

O ano letivo, constituído por 200 dias letivos, é dividido em quatro períodos. As avaliações são individuais, escritas e ocorrem em dias e horários já estabelecidos no calendário escolar sendo assim distribuídas:

  • 1º, 2º, 3º e 4º períodos letivos – duas provas por componente curricular, realizadas em duas etapas. A nota final é dada pela média entre as notas obtidas nas provas.
  • Na primeira etapa, as provas de cada componente curricular, têm valor de 0,0 a 9,0. Para completar essa nota, um ponto será atribuído às atividades diversificadas que os professores aplicarão.
  • Na segunda etapa, as provas de cada componente curricular têm valor de 0,0 a 10 pontos.
  • Será considerado aprovado o aluno que tiver média final igual ou superior a cinco em cada componente curricular.

A apuração da média final é feita pela ponderação das notas nos quatro períodos letivos, sendo:

1º período letivo – peso dois
2º período letivo – peso dois
3º período letivo – peso três
4º período letivo – peso três

Para a aprovação direta, sem participar do processo de Recuperação Final, o aluno
deverá obter o mínimo de 50 pontos em cada componente curricular.

Aulas de Recuperação/Reforço

O Colégio Agostiniano Mendel oferece aulas de recuperação paralela/reforço, fora do horário letivo, para todos os componentes curriculares. O principal objetivo dessa atividade é a retomada de conteúdos, utilizando metodologia diferenciada e explicações detalhadas, com atendimento mais próximo, favorecendo o aprendizado necessário para o sucesso escolar.

Ocorrem ao longo do ano, em todos os períodos letivos, e são ministradas por professores específicos. Os alunos, ao participarem dessas aulas, recebem atividades e exercícios de revisão que são resolvidos de forma interativa.

No processo de reforço/recuperação paralela, não são aplicadas provas para substituir as notas já obtidas em avaliações específicas.

Após o 4º período letivo, o aluno que não completou 50 pontos em cada componente curricular deverá participar do processo de Recuperação Final Intensiva.

Cursos/Optativas

Curso de Crisma
Crisma é um sacramento que renova as promessas do batismo. Destinado aos alunos dos 9ºs anos, 1ªs, 2ªs e 3ªs séries do Ensino Médio.
Crisma é um sacramento que renova as promessas do batismo. Destinado aos alunos dos 9ºs anos, 1ªs, 2ªs e 3ªs séries do Ensino Médio.
Crisma é um sacramento que renova as promessas do batismo. Destinado aos alunos dos 9ºs anos, 1ªs, 2ªs e 3ªs séries do Ensino Médio.
Crisma é um sacramento que renova as promessas do batismo. Destinado aos alunos dos 9ºs anos, 1ªs, 2ªs e 3ªs séries do Ensino Médio.

Atividades Extraclasses

As atividades extraclasses são programadas anualmente e constam no calendário escolar. Os alunos têm oportunidades de participar de várias atividades, tais como:

  • Estudos do meio;
  • Olimpíadas de Física e Astronomia;
  • Olimpíadas de Matemática;
  • Teatro;
  • Visitas monitoradas
    (museus e exposições);
  • Programa de Visitas Monitoradas às Universidades;
  • Recreamendel;
  • Ciclo de palestras “Em busca da minha carreira”;
  • Clube do Filme;
  • Mendel Music e Mendel Arte;

Todas as atividades extraclasses são realizadas aos sábados e/ou domingos ou fora do horário normal das aulas, sem comprometer os conteúdos a serem trabalhados.

Prof Vagner da Silva

Coordenação Pedagógica

O coordenador pedagógico é responsável pelo planejamento e controle de todas as atividades desenvolvidas pelos professores, coordenadores de área, orientadores educacionais e auxiliares de ensino, e tem como função:

  • Acompanhar o trabalho dos professores;
  • Verificar os conteúdos a serem ministrados;
  • Atualizar e reformular os planejamentos sempre que necessário;
  • Avaliar as provas elaboradas pelos coordenadores de área que se responsabilizam pelas alterações e adequações a serem realizadas;
  • Avaliar o rendimento escolar em conjunto com a equipe de professores, coordenadores de área e orientadores educacionais.

 

Orientação Educacional

Para cada série do Ensino Médio, há um Orientador Educacional que acompanha o desempenho escolar do aluno através da observação de seu rendimento escolar, bem como o orienta no difícil processo de escolha profissional, auxiliando-o em seu desenvolvimento pessoal com relação a valores, sentimentos e atitudes.

Orientadores Educacionais em 2019 no Ensino Médio

Professora Ivani Santaniello Buccelli

1as Séries A | B | C | D | E |

Professora Rubia Cristina da Silva Hungaro

1as Séries F | G | H | I |

Professor Luciano Rosset

2ªs Séries

Professor Márcio Roberto de Lima

3ªs Séries

Orientação Psicopedagógica

No Ensino Médio, a neuropsicóloga Marjorie Thibes Ruiz acompanha todos os casos de alunos com dificuldades de aprendizagem, alguns portadores de necessidades especiais ou problemas emocionais. O trabalho se desenvolve junto ao Orientador Educacional e às famílias dos alunos envolvidos.

Marjorie Thibes Ruiz

Professora e Neuropsicóloga

Auxiliares de Ensino

No Ensino Médio, há três auxiliares de ensino que acompanham os alunos nos horários de entrada, intervalos e saída do colégio. Esses profissionais dão apoio aos professores, orientadores educacionais e coordenador pedagógico em várias atividades.

Professor Cleber Miranda Catarino

Professora Letícia Scalice Rodrigues

Fabio Giachini dos Reis