Fundamental I

Home | Fundamental I

O Ensino

História é algo que se constrói.

No ano de 1984 começou a nossa, tendo como pilares a Educação Infantil e o Ensino Médio. Eram as décadas finais do século XX, sabíamos que novos desafios, trazidos pelo novo milênio, estavam por vir, e essa ânsia de vencê-los nos moveu para a concretização de uma trajetória de competência na formação de cidadãos. Educar é formar, sempre soubemos disso, e sempre fizemos dessa premissa o nosso maior foco.

O passar dos anos nos trouxe a certeza de que estávamos no caminho certo e nos deu cada vez mais fôlego para persistir, continuar nossos propósitos com afinco. Esse transcorrer de tempo nos fez crescer como instituição, com a implantação do Ensino Fundamental. E, assim, nossa trajetória mostrou-se cada vez mais ascendente.

Nosso orgulho é ter a certeza de que estamos traçando o caminho. Continuamos em constante movimento de formação e aprimoramento de nossas práticas, que atualmente adequam-se ao que há de mais contemporâneo da área da educação, sem, porém, abandonar a filosofia agostiniana, que fundamenta nossa ação de parceria escola-família.

Aqui nós somos felizes!

Proposta Pedagógica

É na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental que se consolidam a base e todos os pré-requisitos necessários para a aprendizagem. Levando em conta a excelência da qualidade de ensino do Mendel, nossas atividades, bem como nosso currículo, são planejados visando à construção de conhecimento do mundo e ao fortalecimento da empatia. Sem abrir mão do conteúdo programático, que abrange todas as áreas de conhecimento, oportunizamos o desenvolvimento de habilidades através de estratégias diferenciadas, o que torna o dia a dia prazeroso e, ao mesmo tempo, eficaz. Assim, objetivamos a formação de cidadãos críticos e atuantes na sociedade, capazes de analisar, ponderar, inferir e posicionar-se, sem deixar de lado o carinho e a socialização, aspectos estes fundamentais na infância.

 

Professora Adriana Ribeiro Pires

Coordenação Pedagógica

A coordenadora pedagógica é responsável pelo planejamento e controle de todas as atividades desenvolvidas pelos professores, orientadoras pedagógicas, orientadora educacional, coordenadoras de área (assessoria pedagógica) e auxiliares de ensino, e tem como função:

  • Acompanhar o trabalho dos professores;
  • Verificar os conteúdos a serem ministrados;
  • Atualizar e reformular os planejamentos sempre que necessário;
  • Avaliar as provas elaboradas pelas professoras e pela equipe pedagógica, que se responsabilizam pelas alterações e adequações a serem realizadas;
  • Avaliar o rendimento escolar em conjunto com a equipe de professores, orientadoras pedagógicas, orientadora educacional e coordenadoras de área (assessoria pedagógica).

 

Orientação Pedagógica

Para cada ano do Ensino Fundamental I, há uma Orientadora Pedagógica, que acompanha o desempenho do aluno através da observação de seu rendimento escolar e de seu processo de socialização. As orientadoras pedagógicas seguem o trabalho dos professores em cada ano, bem como dão assessoria necessária aos alunos e aos pais e responsáveis.

Professora Elizabeth Darci R. Silva de Castro

1º ano do Ensino Fundamental

Professora Débora Azevedo Pinheiro

2º ano do Ensino Fundamental

Professora Nilde Aparecida Alves Silva

3º ano do Ensino Fundamental

Professora Denise Gomes de Moraes

4º ano do Ensino Fundamental

Professora Anna Maria Narcelli Nunes

5º ano do Ensino Fundamental

Orientação Educacional

O trabalho de orientação educacional desenvolve-se juntamente com o trabalho de orientação pedagógica. A orientadora educacional interage diretamente com os alunos, observando os recreios e acompanhando não apenas o desenvolvimento escolar, mas também assessorando alunos no processo de aprendizagem, alunos portadores de necessidades especiais ou que apresentem problemas emocionais, fazendo a ponte entre família e escola, e interando-se de acompanhamentos com outros profissionais, quando ocorrem.

Professora Márcia de Sousa

1º ano do Ensino Fundamental

Professora Ruth Preite Striulli

2º ao 5º ano do Ensino Fundamental

Coordenação de Área/Assessoria Pedagógica

As coordenadoras de área supervisionam planejamentos, projetos, atividades e avaliações, dando suporte aos professores e adequando os conteúdos de acordo com as atualizações educacionais.

Professora Fabiana Lozano

Assessoria pedagógica nas áreas de Matemática e Ciências Naturais – 2º ao 5º ano.

Professora Rita Gonçalez

Assessoria pedagógica nas áreas de Língua Portuguesa, História e Geografia – 2º ao 5º ano.

Professoras Auxiliares e Mediadoras

As professoras auxiliares de orientação dão total assessoria aos alunos de cada ano, principalmente nos momentos de entrada, recreio e saída. As auxiliares de classe (mediadoras) acompanham individualmente alunos de inclusão durante todo o período escolar, nas atividades de sala, extraclasse e em aulas de professores específicos.

Avaliação

O ano letivo, constituído por 200 dias letivos, é dividido em quatro períodos. As avaliações são individuais, escritas e ocorrem em dias e horários já estabelecidos no calendário escolar, sendo assim distribuídas:

– 1º, 2º, 3º e 4º períodos letivos – duas provas por componente curricular, realizadas em duas etapas (mensal e periódica) + nota de participação e de atividade avaliatória, cuja intenção é avaliar o aluno mediante uso de outras estratégias. A nota final do mês é dada pela média entre as notas obtidas nas provas + participação + atividade avaliatória. Em Língua Inglesa a avaliação é apenas conceitual, não havendo atribuição de nota.

Nas avaliações mensais, as provas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências têm valor de 0,0 a 9,0. Para completar essa nota, 0.5 ponto será atribuído às atividades diversificadas, tendo em vista estratégias diferenciadas, que os professores aplicarão. O outro 0.5 ponto corresponderá à participação do aluno durante o mês (pontualidade e organização na apresentação de tarefas e de materiais). Ao 2º ano do Ensino Fundamental são aplicadas apenas duas provas mensais (1ª etapa do período): Língua Portuguesa e Matemática.

Na segunda etapa, avaliações periódicas, o critério de pontuação
é o mesmo, exceto:

  • É aplicada avaliação de Arte;
  • Ao 2º ano são aplicadas avaliações de História, Geografia e Ciências, cujo valor é 9.0 + participação + atividade avaliatória;
  • No 2º e no 4º período é incluída nota de avaliação de Redação ao componente curricular de Língua Portuguesa.

A soma das notas mensal e periódica é dividida por dois, o que resulta na média final do período.

Será considerado aprovado o aluno que tiver média final igual ou superior a cinco em cada componente curricular.

A apuração da média final é feita pela ponderação das notas nos quatro períodos letivos, sendo:

1º período letivo – peso dois
2º período letivo – peso dois
3º período letivo – peso três
4º período letivo – peso três

Para a aprovação direta, sem participar do processo de Recuperação Final, o aluno
deverá obter o mínimo de 50 pontos em cada componente curricular.

Aulas de Recuperação/Reforço

O Ensino Fundamental I do Colégio Agostiniano Mendel oferece aulas de recuperação paralela/reforço, fora do horário letivo, para os componentes curriculares Língua Portuguesa e Matemática apenas aos alunos que não obtiverem nota igual ou superior a 5.0 na média do período. Nessas aulas ocorre a retomada de conteúdos, utilizando metodologia diferenciada e explicações detalhadas, com atendimento mais próximo, favorecendo o aprendizado necessário para o sucesso escolar. Buscamos também trabalhar habilidades importantes para a compreensão de conteúdos futuros.

Essas aulas ocorrem ao longo do ano, em todos os períodos letivos, e são ministradas por professores específicos. Os alunos, ao participarem dessas aulas, recebem atividades e exercícios de revisão que são resolvidos de forma interativa e com a adequada assessoria.

Nosso Dia a Dia

No Ensino Fundamental I o aluno aprende o que para ele é significativo. Pensando nessa premissa, as atividades são elaboradas para levá-lo a reflexões pertinentes, associando os conteúdos ao dia a dia e, dessa forma, compreendendo o porquê da aprendizagem. Através de exercícios contextualizados e de atividades práticas, constroem-se conhecimento, cultura e empatia.

À grade curricular são acrescidas aulas com professores específicos: Língua Inglesa, Música, Laboratório de Ciências, Redação, Arte, Ensino Religioso e Educação Física.

Além dos conteúdos programáticos, nossas aulas contam com:

  • Uso do jornal infantojuvenil Joca como apoio didático, a fim de trabalhar temas da atualidade de forma pertinente à faixa etária, desenvolvendo o senso crítico, o repertório cultural e o vocabulário dos alunos.
  • Projetos de incentivo à leitura.
  • Passeios culturais e peças teatrais.
  • Projetos que visam ao respeito à natureza, à empatia e à socialização.

Tecnologia Educacional (TE)

Uso de Chromebooks e de plataformas próprias para cada ano, em aulas inseridas na grade curricular, nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática.

Nossa Biblioteca

Num ambiente amplo, claro e acolhedor, nossa biblioteca é um convite à leitura e a toda magia que essa atividade proporciona. O espaço permite a contação de histórias, visita de autores, atividades extraclasses e ainda conta com uma sala multimídia para diversificar as estratégias de aprendizagem.

“Nossa referência é a excelência!”